Jovem Aprendiz SENAC 2022: Inscrições e Vagas Abertas

O programa Jovem Aprendiz SENAC 2022 é uma excelente oportunidade para os jovens que nunca tiveram nenhuma experiência profissional verem de perto como funciona o mercado de trabalho naquele setor que ele pretende atuar.

Ora, o SENAC divulgou recentemente a abertura do seu programa, de modo a contratar milhares de jovens para trabalhar em suas unidades, espalhadas por todas as regiões do país.

No entanto, não foi divulgado um número oficial de vagas, mas estima-se que pelo menos 2 mil jovens sejam contratados para atuar em uma das mais de 1800 unidades do SENAC.

Dessa forma, foi justamente pensando nessas oportunidades que nossa equipe optou por criar este artigo, de modo a trazer de maneira didática e simples, algumas das principais informações a respeito da seleção do Jovem Aprendiz SENAC 2022.

Portanto, se você tem entre 14 e 24 anos, nós recomendamos que continue a leitura deste artigo para ficar por dentro de todas as oportunidades ofertadas, bem como tirar todas as dúvidas que possam haver a respeito do programa.

O que é Jovem aprendiz SENAC 2022?

O Jovem Aprendiz SENAC 2022 nada mais é do que um programa, criado pelo Governo Federal, com uma vasta gama de parceria com empresas privadas e institutos, de médio e de grande porte, espalhados por todo o país.

Assim, o intuito de recrutar jovens e distribuir entre essas empresas, para que eles tenham a sua primeira experiência profissional.

Dessa maneira, passem compreender como funciona o mercado de trabalho e adquiram conhecimentos o suficiente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Logo, uma das principais instituições que oferecem essa integração entre jovens e o mercado de trabalho é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Desse modo, trata-se de uma instituição que marca presença em praticamente todos os Estados do nosso país, contratando milhares de novos jovens aprendizes ao longo do ano.

Então, graças a esse programa, os candidatos selecionados são capazes de experimentar novas experiências profissionais, bem como acumular conhecimentos variados, em praticamente todos os setores da empresa.

Isso porque, esses jovens são estimulados a trabalhar em diversos setores, além de poder escolher se quer ou não fazer parte de um curso que o capacite em determinada área, sendo todos os custos referentes a esse curso, cobertos pelo próprio SENAC.

Quais os benefícios do programa Jovem Aprendiz SENAC 2022?

Toda pessoa que desempenha atividades profissionais tem seus direitos, como é o caso dos trabalhadores, que realizam essas atividades em troca de um pagamento.

Porém, com o Jovem Aprendiz, podemos dizer que essa classe tem ainda mais benefícios que o trabalhador normal, inclusive, existe uma lei que regulamenta a atividade do Jovem Aprendiz, bem como estabelece que todas as empresas responsáveis pela contratação de jovens aprendizes garantam os direitos de seus contratados. 

Desta forma, o jovem aprendiz tem direito a um 13º salário, pago pela empresa contratante, da mesma forma que acontece com profissionais convencionais, que trabalham os 12 meses do ano.

Além disso, cabe ressaltar que, o 13º apenas será pago se o contrato com o Jovem Aprendiz for superior a 12 meses.

Do contrário, ele não terá direito de receber essa verba, visto que é necessária uma carência mínima de 12 meses trabalhados.

Outros benefícios que o jovem aprendiz tem direito:

  • FGTS;
  • Um salário (leia-se bolsa);
  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Cursos de capacitação pagos integralmente pelo SENAC.

Dito isso, temos que o jovem aprendiz possui os mesmos direitos que os profissionais normais.

Contudo, conta com alguns benefícios que esses mesmos profissionais não têm acesso, como é o caso dos cursos de capacitação pagos pela empresa contratante.

Vagas para o Jovem Aprendiz 2022

Todos os anos, o SENAC disponibiliza várias vagas no programa. A agência normalmente não divulga o número de pessoas atendidas, mas sabemos que várias de suas unidades possuem centenas de vagas.

Entretanto, lembre-se de que as vagas de emprego sempre variam de acordo com a unidade e o local.

Afinal, o SENAC está espalhado por todo o país, com filiais em mais de 1.800 cidades.

Portanto, se você quer saber exatamente o número de vagas disponíveis, bem como quais vagas serão disponibilizadas, é interessante que você busque no próprio site do SENAC da sua região.

Isso porque, tanto as oportunidades quanto o número de vagas pode variar, de SENAC para SENAC, a depender da região que o interessado mora. 

Quais as regras para se inscrever no programa Jovem Aprendiz?

Como todo o programa, o Jovem Aprendiz SENAC 2022 possui regras para a participação nas inscrições desse programa.

Dessa maneira, os interessados ​​nas vagas de estágio devem atender aos requisitos estabelecidos.

Em geral, sabemos que o programa é direcionado a jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, mas têm poucas oportunidades.

Com isso, acabam por buscar outras oportunidades para tentar adentar a vida profissional e conseguir um bom emprego. 

Nessa seara, está inserido o SENAC, uma empresa responsável por facilitar a inserção desse jovem no mercado de trabalho.

Todavia, para que isso aconteça, é necessário que ele cumpra alguns requisitos, de modo que esteja apto a participar do programa e tentar uma oportunidade em algumas empresas.

Assim Os requisitos são bastante simples e não há muita burocracia para participar, são eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado no Ensino Médio ou ter concluído há pelo menos 1 ano e no máximo 3 anos;
  • Nunca ter trabalhado em outra empresa com carteira assinada;
  • Ter uma disponibilidade de horário de 4 a 6 horas por dia.

Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz SENAC 2022?

Para se inscrever nesse programa, é necessário ter em mente que, devido à pandemia, todo o processo de inscrição deve ser feito diretamente através do site oficial do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Logo, esse site pode ser encontrado no site do Senac da sua região. Para isso, acesse o site, clique aqui, e selecione sua região.

Com isso, basta procurar pelo programa e fazer o seu cadastro. Todo o processo é bem simples e feito mediante o preenchimento de um simples formulário.